QUEM SOMOS

A idéia da criação do IFSM vem desde a década de 80, quando os fundadores do Instituto - Dr. Cláudio Lyra Bastos e Dr. Luiz Carlos Marques - atuavam em todas as modalidades fundamentais de atendimento psiquiátrico, tanto na clínica particular como no serviço público (Centro Previdenciário de Niterói (PAM-CPN), do antigo INAMPS). No CPN, trabalharam no Ambulatório e na Emergência durante mais de dez anos.

Lá, com um grupo de colegas participativos e competentes, ajudaram a criar alternativas de atendimento à população, como psicoterapia individual e de grupo, atendimento às famílias, às crianças e adolescentes, aos idosos, além de estabelecer uma via direta para os psicóticos (especialmente aqueles em primeiro surto), da emergência para o ambulatório, sem perda de tempo, direcionando e agilizando o atendimento.

Com essa otimização, as internações nas clínicas conveniadas pela previdência foram fortemente reduzidas, o que foi documentado já em 1986 em artigo no Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Assim o serviço passou a atrair uma demanda muito grande de todo o município e mesmo de fora, como São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Região dos Lagos e até Rio de Janeiro e Baixada.

As outras especialidades do CPN, especialmente Neurologia, Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia e Gastroenterologia, além da Pediatria, pela Psiquiatria Infantil, enviavam com frequência pacientes para interconsulta, avaliação e acompanhamento terapêutico multidisciplinar. Dessa forma foi possível concretizar o ideal moderno do atendimento ao paciente psiquiátrico no hospital geral, totalmente integrado às outras clínicas.

Evitavam-se assim, inúmeras internações de primeira vez (além das muitas reinternações), absorvendo os pacientes diretamente do setor de emergência, prevenindo as "carreiras" psiquiátricas e facilitando a reinserção social. As realizações do serviço foram levadas a público em congressos nacionais e internacionais da especialidade, com pesquisas e estudos de casos clínicos. No Congresso Mundial de Psiquiatria de 1993, o Serviço de Psiquiatria do CPN foi o único representante de Niterói nos trabalhos apresentados, com excelente apreciação por parte da mesa e do público. Também em outros países o trabalho do serviço despertou grande interesse por parte dos colegas latino-americanos.

Na década de 1990, no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, o Dr. Luiz Carlos organizou o Serviço de Alcoolismo e Dependências Químicas, que logo se viu representando boa parte do atendimento e das atividades de todo o hospital. Atuou no serviço de Gastroenterologia e Psiquiatria do Hospital Universitário Antônio Pedro, prestando assistência a pacientes acometidos de Hepatite C. Deu prosseguimento ao seu trabalho no IFSM durante 12 anos, até o seu precoce falecimento, em 2012.

Enquanto trabalhava no Hospital Universitário Antonio Pedro, no ambulatório, nas enfermarias em interconsulta e dando supervisão clínica aos residentes, o Dr. Cláudio publicou o seu livro "Manual do Exame Psíquico", hoje já em sua terceira edição, que tem sido adotado nas faculdades de Medicina e Psicologia de diversas universidades do País. Entre diversos artigos científicos, escreveu o livro "Cientistas e Feiticeiros", publicado em 2012.

Com a moderna tendência a enfatizar a participação do setor privado na prestação de serviços de saúde tornava-se absolutamente necessária a ampliação da estrutura limitada do atendimento em consultório.

A criação do Instituto Fluminense de Saúde Mental foi evoluindo de uma simples idéia a uma alternativa real e finalmente, a uma exigência, para que viesse a proporcionar a realização dessas propostas de atendimento integrado e formação de pessoal especializado. Como profissionais reconhecidos e de larga experiência clínica, tiveram a preocupação de escolher cuidadosamente uma equipe técnica altamente capacitada, possibilitando abordagens diagnósticas e terapêuticas consistentes e de elevada qualidade.

O Centro de Estudos do IFSM, desde a sua inauguração, em 2000, foi palco de inúmeros eventos, entre palestras, debates e cursos, recebendo colegas de destaque de diversos centros do País. Após uma interrupção entre os anos de 2013 e 2015, já se reiniciaram em 2016 os debates e palestras, abertos ao público profissional e estudantes universitários. Um enorme número de profissionais de saúde mental já se beneficiou, em sua formação, dos conhecimentos e da experiência obtidos no IFSM, através de cursos, palestras, estágio e prática clínica.

2620-4793/ 2622-7628


Rua Guilherme Briggs, 51 - São Domingos - Niterói - RJ

© 2010. IFSM. Todos os direitos reservados.